Como Encontrar o Público-Alvo No Instagram
É um erro grave que você comete ao não definir o seu segmento no mercado e não encontrar o seu público-alvo no Instagram… ao fazer isso, você está comprometendo não só os seus resultados, mas os do seu negócio também.
Para resolver estes problemas, confira o guia completo abaixo!
Nele, você descobrirá o passo a passo prático para identificar o seu segmento e o como encontrar o público-alvo no Instagram.
O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA DA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO?
Segmentação de mercado: consiste na divisão dos seus potenciais clientes de acordo com os produtos/serviços que você oferece.
Com a segmentação do seu mercado, você terá uma visão mais clara e estratégica para quem o seu negócio é destinado.
Dessa maneira, você conseguirá criar as estratégias específicas e eficientes, que atendam à segmentação do seu mercado.
Um exemplo que posso lhe dar é: camisas estampadas estão direcionadas a um determinado público e camisas polos estão direcionadas a um outro público, diferente do primeiro.
Teoricamente, as camisas são um mesmo produto (roupas), mas têm tipos diferentes…
Da mesma forma, os tipos de clientes que irão comprar determinada camisa também possuem perfis e comportamentos diferentes.
Por este motivo, você precisa segmentar o seu negócio e entender o perfil das pessoas que têm potencial para comprar de você.
O que nos leva à definição do seu público-alvo:
O público-alvo é “uma parte de um todo” de pessoas determinadas como potenciais clientes para o seu negócio, baseado em características do seu público.
Para definir o seu público-alvo, você precisa ter em mente estas informações:
✔ Idade
✔ Sexo
✔ Poder aquisitivo
✔ Classe social
✔ Localização
✔ Hábitos de consumo
Como exemplo de público-alvo definido, vamos supor que você trabalhe com uma loja física de roupas femininas para jovens.
Então, seu público-alvo seria: Mulheres, entre 18 a 25 anos, residentes da sua cidade, com ensino básico completo, que possuem uma renda entre R$1000 a R$2500, loucas por roupas novas e que costumam comprar roupas em shoppings e lojas locais.
Talvez você precise de um bom tempo para definir corretamente o seu público-alvo.
Você deve fazer pesquisas, reunir dados dos clientes que você já possui, analisar as informações e observar sempre.
Quanto mais informações específicas você conseguir reunir do perfil do seu público, melhor conhecimento você terá deles.
E consequentemente, você poderá criar estratégias segmentadas, personalizadas para cada tipo de público.
Quando você leva a mensagem certa, na hora certa e para a pessoa certa do seu público-alvo, há uma aproximação muito grande, aumentando as chances desta pessoa se tornar sua cliente.
E COMO ENCONTRAR O PÚBLICO-ALVO NO INSTAGRAM?
Agora você já sabe quem é o seu público-alvo e sabe também as características dele… para fazer o perfil do seu negócio crescer no Instagram, você também precisa encontrá-lo dentro da rede social.
Ao encontrar o seu público-alvo no Instagram, você poderá atrair mais pessoas (semelhantes ao seu público) que vão realmente se interessar pelos seus conteúdos.
As pessoas que fazem parte do seu público-alvo no Instagram são aquelas que vão ter um engajamento maior com o seu perfil e consequentemente vão comprar de você.
Por isso, para encontrar seu público-alvo no Instagram, você precisará responder às seguintes perguntas…
1 – Quais perfis as pessoas do seu público-alvo já estão seguindo no Instagram? Por exemplo: Você pode procurar nos perfis dos seus concorrentes que têm sucesso na plataforma, perfis de influenciadores e blogueiros da sua região
2 – Quais hashtags o seu público-alvo costuma usar e pesquisar no Instagram? Por exemplo: #hashtags da sua cidade, #hashtags relacionadas aos produtos que você vende
3 – Quais locais o seu público frequenta? Por exemplo: Pontos turísticos da sua cidade, restaurantes, clubes, lojas famosas, shoppings, etc.
Vamos seguir o mesmo exemplo que utilizei anteriormente:
Loja física de roupas femininas para jovens.
Logo, o seu perfil pertence ao segmento de roupas femininas para jovens.
E é composto por um público-alvo de Mulheres que são loucas por roupas novas e que costumam comprar sempre em shoppings e lojas locais perto de suas residências.
No Instagram, pesquise por perfis que possuem um grande número de seguidores, que correspondam ao seu público-alvo, e, de preferência, que seja da sua cidade.
Mas, tenha bastante atenção…
Não basta apenas ter um alto número de seguidores, este perfil precisa ter um bom engajamento também, ou seja, uma quantidade grande de interações no perfil.
No caso do exemplo, alguns perfis que são legais para que você tenha um bom resultado são: lojas concorrentes, blogueiras e influenciadoras que falam de moda para jovens.
Lembre-se: você deve escolher perfis que estão relacionados a sua realidade.
Se a sua loja vende somente na sua cidade ou bairro, não é interessante buscar perfis que possam te trazer seguidores de outros bairros ou cidades… já que eles não fazem parte do seu público-alvo.
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